INTRODUÇÃO 1: Por Que Estudar Isaías?

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Isaías é um dos profetas mais notáveis do Velho Testamento, suas contribuições espirituais e literárias são incomparáveis. Seu livro é composto de profecias divinamente inspiradas e poeticamente escritas, bem conhecido por suas declarações concernentes à vinda de Jesus Cristo, o Messias. Suas profecias não são limitadas à vinda do Salvador, entretanto, foi mostrado a Isaías uma visão ou revelação da história do mundo, inclusive suas fraquezas e retidão, e como a vida, missão e sacrifício infinito do Senhor Jesus Cristo ocupa um lugar primordial na história espiritual e temporal do mundo. O Senhor ressuscitado falou sobre Isaías: “E todas as coisas que ele disse foram e serão cumpridas de acordo com as palavras que ele disse”. (Itálicos adicionados).[1] As profecias de Isaías abrangem o passado, presente e futuro, com repetidos cumprimentos em diferentes dispensações. Nós que estamos vivendo as provações e desafios da vida mortal, devemos prestar muita atenção nas palavras de Isaías. Os últimos dias—nossos dias— são os tempos das profecias cumpridas de muitas das profecias de Isaías.[2] Victor L. Ludlow, em seu comentário sobre o livro de Isaías, declarou: “Acima de todos os profetas-escritores antigos, Isaías será o melhor guia durante os perigosos últimos dias desta derradeira dispensação”.[3]

As palavras de Isaías são intencionalmente difíceis de compreender. O Senhor instruiu Isaías: “Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado”.[4]

Por causa de apostasia e iniquidade entre seu povo, Isaías codificou suas profecias para que somente aqueles com suficiente espiritualidade e discernimento pudessem compreendê-las. O propósito de Isaías não é o de convencer descrentes, mas prover informações vitais para a salvação daqueles que já creem.[5] O texto codificado de Isaías prevê não somente o indigno de receber mais do que poderia compreender, o que o subjugaria a uma “maior condenação”[6], como também protege, de uma certa forma, a integridade das palavras de Isaías. Aqueles que tentaram alterar as escrituras para melhor servir seus propósitos subversivos, suprimindo “muitas coisas claras e preciosas” do “livro do Cordeiro de Deus”, tiveram poucas ideias para fazer danos ao texto codificado.

Fontes Primárias

Muitos recursos, tanto das escrituras quanto de estudiosos das escrituras, estão disponíveis hoje para nos ajudar a compreender as palavras do Profeta Isaías. Além destes estudos do Velho Testamento, as palavras de Isaías são mencionadas em outras partes das escrituras—tanto antigas, quanto escrituras modernas—mais do que qualquer outro profeta. Cada vez que as palavras de Isaías são mencionadas, dá-nos informações valiosas em como suas palavras proféticas devem ser interpretadas.

As fontes primárias para compreender as palavras de Isaías disponíveis atualmente, incluem:

• A versão da Bíblia Sagrada de João Ferreira de Almeida
• Parte de O Livro de Mórmon onde as palavras de Isaías são citadas e explicadas.
• Doutrina e Convênios, onde o Senhor descreve eventos que nos guiarão à Sua gloriosa Segunda Vinda—muitas vezes parafraseando ou expandindo as palavras de Isaías que descrevem os mesmos eventos.
• Pérola De Grande Valor, que contém o relato de Joseph Smith sobre a Restauração nos últimos dias, incluindo o cumprimento de algumas das profecias de Isaías concernentes à dispensação dos tempos das profecias cumpridas.
• A tradução da Bíblia Sagrada de Joseph Smith, na qual o jovem profeta teve o auxílio do Urim e Tumim a fim de ler e revisar a Bíblia Sagrada—este mesmo instrumento preparado divinamente foi usado para traduzir O Livro de Mórmon do Egípcio reformado.
• Manuscritos da região cerca ao Mar Morto, recentemente descobertos, incluindo a versão do Livro de Isaías na sua forma original, em Hebraico, que pré-data, centenas de anos antes, o texto Massorético atualmente usado.
• O Novo Testamento, que provê comparações valiosas ilustrando como as profecias de Isaías são pertinentes à dispensação do meridiano dos tempos.
• Discursos de apóstolos e profetas modernos, que dependem grandemente nas palavras de Isaías.

Esses recursos são usados como base neste comentário, para estabelecer e substanciar o significado intencionado das palavras de Isaías.

Bíblia Sagrada—Versão de João Ferreira de Almeida

A versão da Bíblia Sagrada de João Ferreira de Almeida,[7] traduzida em 1691 até Ezequiel 48:12, ano de sua morte, tendo Jacobus op den Akker completado a tradução do Velho Testamento em 1694; em 1819 a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira publicou uma terceira edição em um só volume.  Esta é a versão usada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias[8].

João Ferreira de Almeida usou o texto Massorético para traduzir o Velho Testamento.

Neste comentário cada versículo é apresentado na versão de João Ferreira de Almeida, seguidos por explicações sobre seus significados, incluindo-se o que se encontra em outras fontes primárias.

O Livro de Mórmon

O Livro de Mórmon contém 21 capítulos do livro de Isaías, citados sejam em partes ou completamente,[9] e incluem interpretações inspiradas e comentários feitos por profetas antigos. As palavras de Isaías estão incluídas nas placas de latão, um volume de escrituras escritas em placas de metal, que estavam sob a posse de Leí e sua família quando eles partiram de Jerusalém, em 600 a.C. Portanto, a fonte das palavras de Isaías vinda do Livro de Mórmon precede, centenas de anos antes, todas as outras fontes disponíveis.

Quando o Senhor Jesus Cristo visitou seus antigos seguidores, os nefitas, depois de sua morte e ressurreição, Ele citou e explicou passagens do livro de Isaías.[10] Suas explicações dadas no Livro de Mórmon aplicam-se particularmente à nós, provendo informações muito importantes para a nossa época.

As palavras de Isaías citadas no Livro de Mórmon em Inglês são paralelas às da versão na Bíblia Sagrada de King James. Esta similaridade indica que Joseph Smith pode haver usado a versão em Inglês da Bíblia Sagrada como auxílio léxico, ou para, pelo menos, usar as mesmas palavras, já familiares a ele, que já sabia de memória, no processo de tradução. No entanto, há diferenças em mais da metade dos 433 versículos de Isaías citados no Livro de Mórmon, onde mais ou menos 200 versículos têm as mesmas palavras.[11] Um estudo cuidadoso mostra que a maioria destas diferenças são devido às alterações feitas subsequentemente ao texto original de Isaías, o texto original que estava nas mãos de Leí em 600 a.C.[12] Algumas das alterações identificadas no texto da Bíblia Sagrada interferem com a estrutura poética, o quiasma, usada por Isaías, indicando que aqueles que alteraram o texto não tinham um grande conhecimento do estilo literário usado por ele. A presença do quiasma no Livro de Mórmon numa forma inalterada é uma grande evidência da veracidade do trabalho do profeta Joseph Smith.[13]

Doutrina e Convênios

Doutrina e Convênios (D. e C.) é uma compilação de revelações recebidas pelo Profeta Joseph Smith, junto com outros documentos inspirados, que representam o desejo do Senhor para seus filhos nestes últimos dias.[14] Em D. e C. estão profecias de eventos que nos guiarão à gloriosa Segunda Vinda do Senhor. —os mesmos eventos profetizados na antiguidade por Isaías e outros profetas. As palavras do Senhor ao Profeta Joseph Smith muitas vezes são explicações ou paráfrases das palavras de Isaías, provendo-nos com valiosas fontes para melhor compreender as profecias de Isaías referentes aos últimos dias.

Pérola De Grande Valor

A Pérola De Grande Valor é uma compilação das palavras do Profeta Joseph Smith, onde ele descreve os eventos que se passaram no processo da organização da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele descreve a Primeira Visão; visitas do anjo Moroni, o antigo preservador dos registros sagrados escritos em placas de ouro; a obtenção e tradução destes registros sagrados e a publicação do Livro de Mórmon.[15] Estes eventos marcam o cumprimento de algumas das profecias de Isaías concernente à restauração nos últimos dias. Este relato ajuda-nos a compreender de que forma podemos reconhecer outras profecias de Isaías que estão se cumprindo diante de nossos olhos.

Novo Testamento

Eventos registrados no Novo Testamento—a narração das escrituras sobre o ministério terreno do Senhor Jesus Cristo, o qual foi absolutamente predito pelo Profeta Isaías—provê importantes comparações, ilustrando como as profecias de Isaías relacionadas à dispensação do meridiano dos tempos, seriam cumpridas. Isaías é citado pelo menos 57 vezes no Novo Testamento.[16] Algumas das mesmas profecias, apesar de terem sido cumpridas durante o ministério terreno do Salvador, serão cumpridas novamente nos últimos dias. Desta maneira, o Novo Testamento proporciona outras formas para compreendermos como as profecias que predizem eventos dos últimos dias, serão cumpridas.

Citações de Isaías encontradas no Novo Testamento geralmente segue a redação da versão grega Septuaginta, uma tradução do Velho Testamento do século terceiro A.C., feita pelos setenta sábios. A Septuaginta estava mais disponível na época do Novo Testamento. A Septuaginta serve para comparar as citações do Novo Testamento referentes a Isaías; entretanto, estudiosos modernos da Bíblia Sagrada observaram que os tradutores da Septuaginta “produziram uma tradução excepcionalmente liberal, que inclui as reflexões e interpretações pessoais do tradutor… O tradutor permitiu suas próprias opiniões se interferirem no processo de tradução”.[17]  Portanto, a Septuaginta não é considerada uma fonte primária incontestável por muitos estudiosos da Bíblia Sagrada, tão pouco é um bom recurso para compreender Isaías.

Tradução Joseph Smith

A Tradução de Joseph Smith (TJS) é uma revisão inspirada da Bíblia Sagrada, feita em obediência ao mandamento do Senhor a Joseph Smith.[18] Ao fazer a revisão o jovem profeta usou o Urim e Tumim, o mesmo instrumento preparado divinamente e usado para traduzir O Livro de Mórmon do Egípcio reformado. A Tradução de Joseph Smith se encontra no livro ¨Pérolas de Grande Valor¨.

Manuscritos da Região Cerca ao Mar Morto—O Grande Manuscrito de Isaías

Um tesouro importante em forma de escrituras, descoberto em 1947, o Grande Manuscrito de Isaías, (designado como 1QIsaa) é um dos sete Grandes Manuscritos de Isaías originais. Do período entre 150 e 100 a.C., escrito milhares de ano antes do texto Massorético—o recurso de tradução para a nossa versão da Bíblia Sagrada de João Ferreira de Almeida e a maior parte das outras traduções feitas em outras línguas.[19]  O Manuscrito Grego de Isaías tem sido usado para traduzir muitas novas traduções da Bíblia desde 1950.[20]

Donald W. Parry, um Professor de Escrituras Antigas da Universidade de Brigham Young, juntou quatro fontes primárias para produzir sua tradução moderna de Isaías, apresentada no livro Harmonizing Isaiah.[21] Já que ele cuidadosamente identifica as quatro fontes, incluindo o Grande Manuscrito de Isaías, seu trabalho é uma fonte importante para esclarecimento que vem ao mundo moderno por meio do Grande Manuscrito de Isaías.

Apóstolos e Profetas Atuais

Visto que eles são apoiados pelos membros da Igreja como Profetas, Videntes e Reveladores, apóstolos e profetas atuais constituem uma fonte primária principal para compreender as profecias de Isaías e como elas se aplicam em nossa época. Os discursos dados em Conferências Gerais são publicados em Relatórios da Conferência na Liahona. Citações das palavras de Isaías são bem representadas nos discursos nas Conferências Gerais e proveem meios para melhor compreender a mensagem de Isaías.

Outros Recursos

Dois comentários escritos para o leitor SUD foram de grande valor para este estudo. O livro de Victor L. Ludlow, Isaiah: Prophet, Seer, and Poet [Isaías: Profeta, Vidente e Poeta], publicado em 1982,[22] foi escrito como livro de estudo para o Sistema Educacional dA Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.[23] Tem sido usado pelo autor e outros professores há muitos anos, para ensinar cursos sobre Isaías.  O livro de Donald W. Parry, Jay A. Parry e Tina M. Peterson, Understanding Isaiah [Compreendendo Isaías], publicado em 1998,[24] é outra fonte valiosa; um aspecto interessante neste livro é a análise do paralelismo usado por Isaías, o qual eles colocam em forma de diagrama para o benefício do leitor. Autores de ambos comentários enriqueceram suas análises do livro de Isaías usando o conhecimento do hebraico e da antiga história Judaica e do Oriente Médio.

O livro de Avraham Gileadi, The Book of Isaiah: A new translation with interpretive keys from The Book of Mormon [O Livro de Isaías: Uma nova tradução com chaves interpretativas do Livro de Mórmon],[25] foi escrito em 1988 do ponto de vista de um converso judeu ao Mormonismo. Suas chaves interpretativas para se compreender as palavras de Isaías são contribuições valiosas. Pela primeira vez, muitos viram que era possível compreender as palavras e profecias de Isaías, o que antes eram um verdadeiro enigma para os leitores da Bíblia Sagrada e do Livro de Mórmon.

É muito útil o conhecimento do significado de algumas palavras no seu idioma primário, o Hebraico. Um excelente recurso para isto é o “The Brown-Driver-Briggs Hebrew and English Lexicon (Léxicon em Hebraico e Inglês de Brown-Driver-Briggs)”,[26]  se usado com os transliterados léxicos disponíveis na internet.[27]

Isaías Testifica de Jesus Cristo

Por que estudar Isaías? Isaías é o profeta Messiânico mais marcante, que profetizou sobre a vinda de Cristo com maiores detalhes. Passagens chaves de Isaías concernentes a Cristo e Seu ministério terreno são mencionadas e explicadas pelos escritores do Novo Testamento, muitos deles tendo sido testemunhas pessoais dos sagrados eventos preditos. Esses escritores declaram o cumprimento de algumas das profecias de Isaías e enunciam uma interpretação correta. Entretanto, compreendemos profundamente o significado destas e de outras passagens importantes?  Ouvimos sobre as passagens das escrituras de Isaías sendo cantadas na música “O Messias” de Handel, mas será que o significado profundo está nos escapando?

Isaías 40:3 diz: “Eis a voz do que clama: Preparai no deserto o caminho do Senhor; endireitai no ermo uma estrada para o nosso Deus”. Provavelmente não conseguimos ler essas palavras sem a música familiar “O Messias” de Handel invadir nossas mentes.[28] Nesta passagem, Isaías estava escrevendo sobre João Batista. Mateus, no Novo Testamento, reconhece o cumprimento das seguintes profecias:

“Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.
“E este João tinha as suas vestes de pêlos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.
“Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;
“E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.”[29]

O Novo Testamento verifica com autoridade o significado das palavras de Isaías.

O seguinte versículo, Isaías 40:4, afirma: “Todo vale será levantado, e será abatido todo monte e todo outeiro; e o terreno acidentado será nivelado, e o que é escabroso, aplanado”. Essas palavras são familiares aos nossos ouvidos, por haver sido colocada em forma de música em “O Messias” de Handel.[30] Porém, o que esta passagem realmente significa? Se correlaciona com a missão de João Batista, como? Profetiza de mudanças estruturais cataclísmica na topografia da Terra, ou seu significado é metafórico? A resposta se encontra numa passagem comparável no Novo Testamento. Tiago, o irmão de Jesus,[31] admoestou: “Mas, glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, e o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva”.[32]

A última frase, que descreve o estágio temporal e mortal do homem é uma citação de Isaías que se refere a João Batista e sua missão preparatória. Incluindo “porque ele passará como a flor da erva”, Tiago conecta a primeira parte da passagem da citação original no Velho Testamento. Em Isaías 40:6, o Profeta prediz a mensagem que João Batista traria: “Uma voz diz: Clama. Respondi eu: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua beleza como as flores do campo”.

Através de Tiago, compreendemos o significado de Isaías 40: 4 como sendo uma descrição metafórica da ordem unida estabelecida sob os princípios do evangelho em diversas dispensações, aparentemente a ser apresentada por João Batista. A ordem unida que foi estabelecida é descrita em Atos: “E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns”.[33]

O Senhor descreve em Doutrina e Convênios—usando palavras semelhantes às de Tiago—como os santos deveriam colocar em funcionamento a lei da consagração nos últimos dias a fim de prover para suas necessidades temporais: “Mas é preciso que seja feito a Meu modo; e eis que este é o modo que Eu, o Senhor, decretei para prover pelos Meus santos, que os pobres sejam exaltados no que os ricos são humilhados. (Itálicos adicionados.)[34]

Um conhecimento da estrutura poética quiasmáticas, extremamente usada por Isaías, fornece maiores discernimento interpretativo. A vereda no ermo predita por Isaías 40:3 é espiritual, significa “apertado o caminho” e “estreita é a porta”, “que leva à vida”.[35] A frase “endireitai no ermo vereda a nosso Deus” é quiasmaticamente equivalente à frase “e o que está torcido se endireitará” no versículo 4. O que está torcido que precisa ser endireitado? Com a apostasia, o conhecimento do Plano de Salvação foi corrompido; o caminho apertado ficou “torcido”. A missão de João Batista, Isaías prediz, viria a restaurar o conhecimento do Plano de Salvação antecipando a vinda do prometido Messias. Uma descrição do quiasma e seus valores interpretativos serão apresentados em Introdução 4.

As frases “endireitai no ermo vereda a nosso Deus” e “o que está torcido se endireitará” não somente predizem a missão de João Batista e a vinda do Messias mortal; elas são um protótipo ou modelo para os eventos nos últimos dias, que aconteceriam antes da Segunda Vinda do Messias em glória na Terra. Depois da Grande Apostasia no final da era apostólica, uma Restauração—endireitando o que está torcido novamente—seria necessária para preparar o caminho para a vinda do Senhor. Como um modelo, o papel do profeta Joseph Smith e seus sucessores em edificar Sião no deserto foi predito nas mesmas passagens. O uso de modelos é característica de muitas das profecias de Isaías, indicando que serão cumpridas mais de uma vez.

Como descrito acima, em nossos dias há muitos recursos disponíveis para ajudar-nos a aumentar nossa compreensão das palavras de Isaías. O maior propósito deste comentário é para demonstrar que há suficiente informações disponíveis para compreender Isaías se nos empenharmos espiritualmente e estudarmos. Néfi declarou: “…não obstante, nos dias em que se cumprirem as profecias de Isaías, quando elas se realizarem, os homens certamente saberão”.[36] As escrituras modernas são os valiosos instrumentos pelos quais “os homens certamente saberão” nos últimos dias, quando muitas das profecias de Isaías serão cumpridas.

Isaías apresenta uma visão ampla onde a o tema religioso é colocado como parte central. Portanto, a nossa religião deve ser muito mais do que simplesmente frequentar a Igreja. Se uma nação sobreviverá ou perecerá dependerá se seus filhos foram ensinados por seus pais o Plano de Salvação e se esta nação vive os princípios deste sagrado Plano.[37]Semana após semana, anos e anos de frequência na Igreja não será substituto por autodisciplina e verdadeira conversão aos princípios do evangelho.[38]

Uma razão importante para estudar e entender as palavras de Isaías é que aqui e agora, nesta era, suas profecias estão sendo cumpridas diante de nossos olhos. Talvez até nossa salvação temporal e eternal, durante os tempos preditos de purificação, dependa da nossa compreensão detalhada de sua mensagem e de como ouvimos suas admoestações.[39] Ademais, um estudo diligente nos levará a uma convicção mais forte de que Jesus Cristo―o Messias predito por Isaías e muitos outros profetas―é realmente o Salvador do mundo, e através dele o caminho se tornou possível para podermos retornar ao nosso lar celestial e viver em glória eterna.


Notas

[1]. 3 Néfi 23:3.
[2]. Victor L. Ludlow, Isaiah: Prophet, Seer, and Poet:[Isaías: profeta, Vidente e Poeta]Deseret Book Company, Salt Lake City, Utah, 1982, p. 98.
[3]. Ludlow, 1982, p. 98.
[4]. Isaías 6:9-10.
[5]. Ver Isaías 53:1 e comentário pertinente.
[6]. Ver Doutrina e Convênios 82:3 e Lucas 12:48.
[7]. A versão da Bíblia Sagrada de João Ferreira de Almeida.
[8]. A Verdade Restaurada: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 2004, p. 157.
[9]. Isaías 2 até 14 são citados em 2 Néfi 12 até 24; Isaías 29:3-5 é citado e explicado em 2 Néfi 26:15-19; Isaías 29:6-24 é citado e explicado em 2 Néfi 27:2-35; Isaías 48 e 49 são citados em 1 Néfi 20 e 21; Isaías 50 e 51 são citados em 2 Néfi 7 e 8; Isaías 52:1-2 é citado em 2 Néfi 8:24-25; Isaías 52:1-3 é citado em 3 Néfi 20:36-38; Isaías 52:6-7 é citado em 3 Néfi 20:39-40; Isaías 52:7-10 é citado em Mosias 12:21-24; Isaías 52:8-10 é citado em 3 Néfi 20:32-35; Isaías 52:11-15 é citado em 3 Néfi 20:41-45; Isaías 53 é citado em Mosias 14; e Isaías 54 é citado em 3 Néfi 22.
[10]. Ver 3 Néfi 16:17-20 e 3 Néfi 20:32-46 (Isaías 52); 3 Néfi 22: (Isaías 54).
[11]. Ver 2 Néfi 12:2, Nota de rodapé 2a.
[12]. Ver 1 Néfi 5:10-13; 13:23.
[13]. Ver Capítulo 4: Recursos Estruturais usados por Isaías (este comentário).
[14]. Ver Doutrina e Convênios, Introdução Explanatória, parágrafos1-3.
[15]. A Verdade Restaurada, p. 159.
[16]. Bruce R. McConkie, Ten Keys to Understand Isaiah: Ensign, Oct. 1973, p. 78.
[17]. Donald W. Parry, Harmonizing Isaiah Foundation for Ancient Research e Mormon Studies (FARMS) at Brigham Young University, Provo, Utah, 2001, p. 33-34.
[18]. Ver D. e C. 35: Introdução da Seção; 35:20; 45:60-62.
[19].  Parry, 2001, p. 3-6.
[20]. Parry, 2001, p. 6-8.
[21]. Parry, 2001, 286 p.
[22]. Ludlow, 1982, 578 p.
[23]. Ludlow, 1982, p. ix.
[24]. Donald W. Parry, Jay A. Parry e Tina M. Peterson,  Understanding Isaiah : Deseret Book Company, Salt Lake City, Utah, 1998, 659 p.
[25]. Avraham Gileadi, The Book of Isaiah: A new translation with interpretive keys from The Book of Mormon:[O Livro de Isaías: Uma nova tradução com chaves interpretativas do Livro de Mórmon]  Deseret Book Company, P.O. Box 30178, Salt Lake City, Utah 84130, 1988, 250 p.
[26]. F. Brown, S. Driver, e C. Briggs, The Brown-Driver-Briggs Hebrew and English Lexicon: Hendrickson Publishers, Peabody, MA, 01961-3473, 1996, 1185 p.
[27]. Um transliterado léxico interativo disponível na internet em Hebraico e Inglês sobre o Velho Testamento se encontra no seguinte site: http://www.studylight.org/lex/heb.
[28]. Messías de Handel, Part 1 número 2 – Recitativa para Tenor, “Consolai Meu Povo.”
[29]. Mateus 3:3-6.
[30]. Messías de Handel, Part 1 número 3—Aria para Tenor, “Todo Vale Será Exaltado.”
[31]. Ver  Dicionário Bíblico (Dicionário Bíblico)—James, Epistola de.
[32]. Tiago 1:9-10.
[33]. Atos 4:32; Ver também Atos 2:44-45.
[34]. D. e C. 104:16.
[35]. Ver Mateus 7:14.
[36]. 2 Néfi 25:7.
[37]. Ver Isaías 54:13-15.
[38]. Ver Isaías 1:11-15.
[39]. Ver McConkie, Oct. 1973, p. 78.

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